Além de beneficiar a pele, a quantidade ideal de colágeno ajuda a reduzir as chances de aparecimento de doenças relacionadas ao coração
Conforme diz o título deste post, o colágeno é uma proteína e de rápida absorção. Ele é fabricado pelo próprio corpo humano e sua produção é responsável por garantir saúde, viço, firmeza, resistência e elasticidade à pele. O colágeno tipo I, por exemplo, é o principal componente dos tecidos conjuntivos. Ele tem a função de sustentação e preenchimento para o corpo. Para se ter uma ideia, os tecidos conjuntivos compõem várias partes do corpo, entre elas, os tendões, os ligamentos, os ossos e os músculos. O colágeno, por sua vez, beneficia, além da pele, o organismo e, consequentemente, as unhas e os cabelos, bem como na formação da cartilagem.
A partir dos 30 anos, o corpo reduz a produção de colágeno, mas é possível repor a proteína com a ingestão de alimentos como carnes, peixes, pimentão vermelho, clara de ovo, frutas cítricas, tomate, frutas vermelhas, alho, folhas escuras e feijão.
Temos quatro tipos de colágeno:
– Tipo I: responsável por formar as fibras. Está presente no tecido conjuntivo.
– Tipo II: este tipo também forma fibras. Mas é encontrado nas cartilagens.
– Tipo III: relacionado à organização celular dos órgãos. Forma fibras bem finas.
– Tipo IV: encontrado na membrana basal – espécie de estrutura que lembra uma folha de células de colágeno. Ele é responsável por envolver diferentes tecidos.
Benefícios
O colágeno não tem efeitos apenas sobre a pele, como muitas pessoas pensam. Ele também é fundamental para manter ossos e músculos saudáveis, inclusive tendo impacto positivo na saúde do coração. Confira!
Alivia dores na articulação
A cartilagem precisa (e muito) do colágeno para prevenir doenças degenerativas como a osteoartrite, por exemplo. A proteína proporciona qualidade de vida, pois tende a aliviar as dores, reduzindo sintomas desagradáveis, típicos das doenças nas juntas.
Impede a perda óssea
Como os ossos são compostos de colágeno, precisam de uma quantidade significativa da proteína para garantir força e estrutura ao corpo humano. O colágeno evita o enfraquecimento dos ossos e as consequentes fraturas. Além disso, não permite o aparecimento de doenças como a osteoporose, que é quando os ossos se tornam frágeis e quebradiços.
Beneficia a massa muscular
O tecido muscular tem até 10% de colágeno – responsável, neste caso, por manter os músculos sempre fortes. É o colágeno também que proporciona o ganho de força e a redução da gordura corporal. Além disso, a proteína beneficia o aumento da massa muscular em pessoas com sarcopenia – condição em que o indivíduo perde massa muscular, normalmente associada ao envelhecimento.
Ajuda com a saúde do coração
A quantidade ideal de colágeno ajuda a reduzir as chances do aparecimento de doenças relacionadas ao coração. Isso, sem contar que a baixa ingestão da substância pode ser a causa de vasos sanguíneos frágeis, o que favorece diversas doenças.