Ambos oferecem benefícios. Descubra quais são eles!
É importantíssimo limpar o rosto e fazer disso um hábito diário, independentemente da estação do ano e do tipo de pele. O objetivo dessa operação é eliminar resíduos de poluição e maquiagem, pois podem obstruir os poros e prejudicar a pele. Essas impurezas, que muitas vezes, não são removidas pelo sabonete, podem estar localizadas em áreas profundas do rosto. Neste caso, os tônicos entram em ação e são fundamentais para complementar a limpeza da pele de forma profunda. No entanto, cada tipo de pele pede um tônico diferente. Por isso, é muito importante saber as diferenças entre eles.
Tanto os tônicos hidratantes quanto os tônicos adstringentes têm o mesmo objetivo: finalizar a higienização da pele e preparar o rosto para um próximo produto ser aplicado. Os tônicos removem as impurezas mais difíceis e ainda reequilibram o pH da pele, estimulando a microcirculação e regulando as funcionalidades da pele de acordo com seu tipo.
Diferenças entre os tônicos
Os tônicos hidratantes são essenciais para peles normais a secas. Eles apresentam em sua composição a Vitamina E, bem como a glicerina vegetal. Assim, podem aumentar a maciez, a proteção e ainda potencializar a hidratação da pele. Por sua vez, os tônicos adstringentes são ideais para as peles mistas e oleosas, cuja formulação possui ácido salicílico, que limpa e desobstrui os poros. Neste caso, o objetivo é justamente reduzir a oleosidade da pele.
Benefícios dos tônicos faciais
Seja qual for o tipo e composição dos respectivos tônicos, eles apresentam uma série de benefícios. Separamos alguns:
– Limpeza
Tudo aquilo que o sabonete não consegue fazer, o tônico é capaz. Ou seja, esses produtos removem as impurezas da pele, incluindo os resíduos dos próprios cosméticos e sabonetes que entopem os poros e causam problemas.
– pH equilibrado
Fatores externos, como sol, ventos fortes, ar gelado e poluição, bem como os próprios cosméticos e maquiagens podem desequilibrar a acidez da pele, favorecendo a acne, por exemplo, além de inflamações e envelhecimento precoce. Tanto o tônico hidratante quanto o adstringente podem equilibrar o pH desregulado.
– Sucesso nos tratamentos
Para que a pele receba qualquer tratamento, antes, é necessário desobstruir os poros e equilibrar o pH. Com o uso de tônicos hidratantes ou adstringentes, o resultado do tratamento facial será mais eficaz.
– Tratamento completo
Além de tonificar, os produtos aqui abordados apresentam ativos de tratamento. Os tônicos são ricos em vitamina E, cujo poder hidratante é imenso, e também ácido salicílico, que controla a oleosidade, respectivamente, os tipos hidratante e adstringente. Seja com um tônico hidratante ou adstringente, para pele normal, seca, oleosa ou mista, o mais importante é adquirir o hábito de limpar o rosto, de modo que ele fique sempre livre de ações poluentes e agressivas. Também, de resquícios de maquiagens e demais produtos. Todo cosmético tem sua participação na pele; e a dos tônicos é a limpeza, a proteção e o cuidado.