Certifique-se de higienizar a pele para que os poros não estejam entupidos de modo a permitir que o suor saia com facilidade e de forma natural durante o exercício
Com o fim do inverno, as pessoas tendem a praticar mais atividades ao ar livre, o que exige uma série de cuidados também com a pele, uma vez que ela fica mais exposta ao sol, poluição, vento etc. Além disso, a própria transpiração combinada aos outros fatores pode ser maléfica ao tecido cutâneo se ele não estiver protegido. Sem o cuidado adequado, o suor pode causar desidratação, irritações e até acne.
Mas, algumas medidas podem ajudar a preservar a pele. O que não pode é deixar a prática de exercícios físicos de lado. Por isso, confira o que fazer antes, durante e depois da atividade em exercícios ao ar livre ou em locais fechados!
Antes
Antes de começar seus exercícios certifique-se de higienizar a pele para que os poros não estejam entupidos. Isso vai permitir que o suor saia com facilidade e de forma natural. Caso isso aconteça, podem aparecer irritações e inflamações como acnes e cravos, por exemplo. Utilize um sabonete específico para o seu tipo de pele e, se estiver de maquiagem, não esqueça do demaquilante ou da água micelar. Os cosméticos e impurezas devem ser removidos por completo.
Caso você perceba que a sua pele fica vermelha depois do exercício, é ideal aplicar um produto com ativos tranquilizantes antes de malhar ou até anti-inflamatório (converse com seu médico) para relaxar o tecido e prevenir as irritações.
As roupas também colaboram com a pele. Escolha tecidos apropriados para o tipo de exercício e aqueles que não retenham o suor, pois podem atrapalhar a respiração natural da pele. Quem tem cabelo comprido deve prendê-lo para que a oleosidade dos fios não obstrua os poros da pele também.
E o principal: utilize filtro solar para que os raios UV não prejudiquem a sua pele ainda que, durante o movimento, você não sinta o calor penetrando no tecido. Além do suor natural em virtude do movimento sofrido pelo corpo, o sol aumenta o calor corporal, portanto é essencial que a pele esteja limpa, as roupas sejam leves e o protetor esteja ativo no corpo. O filtro protege também dos danos causados pelo vento e demais intempéries do tempo. Utilize sem moderação!
Durante e depois
A mais importante recomendação durante o exercício físico (ao ar livre ou não) em benefício a pele é a hidratação. Quando nos exercitamos, o corpo pede água para repor os líquidos eliminados pelo suor. Sem essa reposição, a pele pode sofrer desidratação e apresentar uma aparência ruim, com manchas, descamações e até lesões. Beba água!
Logo após o exercício ao ar livre, é ideal tirar a roupa suada e tomar um banho. Isso porque a roupa usada nos treinos pode impedir a respiração da pele, bloqueando os poros e contribuindo para a formação da foliculite – infecção bacteriana ou fúngica dos folículos pilosos (pelos). A roupa molhada ainda causa doenças como a micose, principalmente, em áreas como pés e virilha.
Os banhos muito quentes também devem ser evitados, pois favorecem o ressecamento da pele. Após o treino, é ideal tomar uma ducha morna e rápida. Já quem sofre de irritações e vermelhidão após os exercícios, o melhor é lavar o rosto com água fria de duas a três vezes. Isso faz com que o tecido cutâneo relaxe e volte à sua colocação natural.
Pratique exercícios, cuide da pele!