Cada um deve ser usado com objetivo específico
“Azeite é tudo igual e só serve para temperar salada”. Nunca, jamais acredite nessa história! O azeite é versátil e contribui para uma boa saúde do organismo. E eles não são todos iguais: existem diferentes tipos com composições e particularidades variadas no que diz respeito a sabor, textura, aroma e cor. São os verdadeiros “influenciadores” das receitas.
Sabendo disso, nada melhor do que fazer a escolha certa do azeite na hora de comprar. Como isso é possível? Levantamos os principais tipos e suas utilizações. Anote as dicas, mas antes confira os benefícios desse protagonista do sabor também para a saúde.
Benefícios dos melhores azeites
Além de favorecer pratos requintados e prolongar o sabor da comida, o azeite é benéfico para a saúde, pois é rico em ácidos graxos (ômega 9) e ajuda a reduzir o LDL (“colesterol ruim”) e a aumentar o HDL (“colesterol bom”). O óleo extraído da azeitona auxilia na absorção das vitaminas A, D e E – fundamentais para o metabolismo.
Além disso, o azeite tem ações anti-inflamatórias, previne doenças degenerativas, em virtude dos antioxidantes, e auxilia na saúde do coração, justamente, pelo controle das taxas do colesterol.
Tipos
Agora sim, vamos falar de sabor! O azeite possui diferentes categorias, cada qual com suas peculiaridades, mas todas elas com capacidades incríveis de influenciar no sabor final dos pratos. Cada tipo tem total relação com o seu processo de produção. Entre os principais tipos, temos:
1. Virgem
Este tipo de azeite é o mais utilizado para fritar carnes, legumes, doces e salgados, sem saturar. É também uma opção de tempero e sua acidez fica na casa dos 2%.
2. Extravirgem
Com cerca de 1% de acidez, o azeite extravirgem é super saudável e o mais recomendado pelos médicos. Além disso, pode ser usado em qualquer receita – quente ou fria.
Tanto o azeite virgem quando os extravirgem nunca erram, não saturam! Isso porque podem ser aquecidos a uma temperatura de até 180° sem perder as propriedades benéficas e sem liberar ativos maléficos ao organismo.
3. Refinado
O azeite refinado já não é tão recomendado para a saúde. Isso porque seu processo de fabricação acaba por eliminar um pouco da cor, sabor e aroma do óleo. Fora isso, ele é usado como tempero final para pratos quentes, como as sopas, e frios como as saladas, por exemplo.
4. Aromatizado
Os aromatizados são compostos por fragrâncias vindas de ervas e outros temperos. Se essa mistura utilizar um azeite extravirgem, será melhor ainda, pois tende a valorizar a comida e oferecer uma viagem gastronômica ainda mais valiosa, preservando a saúde. Os azeites aromatizados são perfeitos para enriquecer os canapés e as saladas, por exemplo, e finalizar os pratos quentes. Mas, cuidado na hora de combinar o aroma!
5. Composto
Este azeite também não é muito indicado para a saúde, pois é uma mistura de azeite refinado com outros tipos de óleos, incluindo o de soja. Logo, pode ser uma opção mais barata para temperar pratos, mas não tão benéfica e nem tão saborosa. Outra coisa: este azeite não suporta altas temperaturas – quando aquecido tende a saturar e perder propriedades em prol da saúde.
Além da oliva…
Nem só de azeite de oliva se tempera um prato. Existem outros tipos de azeite para diversas receitas. Muitos não são tão conhecidos, mas todos podem ser encontrados em supermercados e lojas específicas. Como exemplo, o azeite de dendê, conhecido fora do Brasil como óleo de palma. Este óleo possui um sabor marcante e deixa os pratos da mesma maneira. Aqui no país, o mais comum é que ele seja usado na gastronomia nordestina. No entanto, o azeite de dendê apresenta diversas gorduras saturadas, por isso, seu consumo deve ser moderado.
Os azeites devem ser conservados fora do alcance da luz e do calor para preservar cor e sabor. Logo, é ideal optar por uma marca com vasilhame escuro, pois assim a qualidade será mantida. Esteja também atento à data de fabricação e validade do óleo. O azeite não fica melhor conforme o tempo, não é como o vinho. Por fim, escolha uma marca conhecida no mercado, com histórico de qualidade firmado. Dessa forma, além de preservar a sua saúde, deixará as receitas ainda mais saborosas.