Confira os tipos mais indicados para a estação quente do ano!
Verão chegando e tudo o que a maioria das pessoas deseja é aproveitar o sol (que seja com moderação), uma boa praia e descansar num belo fim de tarde. Outro desejo é estar com a pele saudável, com textura agradável e hidratação em dia. Mas como, se os próprios ácidos, conhecidos por hidratar, amaciar, clarear e proporcionar luminosidade à pele podem deixá-la ainda mais sensível ante à exposição ao sol? Será que podemos usar ácidos no verão?
A resposta é sim, porém os ácidos específicos são indicados por especialistas. Isso porque são ácidos que podem proporcionar uma série de benefícios à pele. Tais produtos esfoliam e eliminam as células mortas, renovando a camada cutânea. Tudo isso previne ainda cravos e espinhas e controla a oleosidade, já que estimulam a produção de fibras de colágeno e de elastina. Resultado: rugas e linhas de expressão suavizadas e manchas clareadas. Lembrando, no entanto, que todo produto deve ser usado sob orientação médica. Consulte um dermatologista e ele recomendará o ácido correto para a sua necessidade e tipo de pele. Por enquanto, fique por dentro dos tipos que podem ser usados no verão e as suas principais viabilidades para a saúde da pele!
Salicílico
O ácido salicílico é aquele mais indicado para as peles oleosas, com mais incidência de acnes. Isso porque o produto apresenta uma maior propriedade esfoliante, antisseborreia e antimicrobianas. Justamente por conta da composição, este ácido é contraindicado a gestantes e alérgicos.
Glicólico
Este ácido, por sua vez, é o mais indicado para o tratamento de peles mais maduras e desvitalizadas. Também, para peles com manchas e estrias. A indicação é por conta do efeito esfoliante, hidratante e clareador que o produto possui. Ele age ainda nas camadas mais profundas da pele, estimulando o desejado colágeno. Tudo isso proporciona sustentação e firmeza à pele mais sensível do corpo: a do rosto.
Hialurônico
O ácido hialurônico é bem conhecido entre as mulheres como um ótimo hidratante, cuja composição tem o poder de suavizar a flacidez e as rugas. Muitas vezes, esse ácido é nanoencapsulado ou até injetado na pele. O objetivo é estimular a síntese de colágeno na respectiva região, que se mostrará mais firme e com vitalidade.
Ferúlico e Ascórbico
Ambos são ótimos antioxidantes e trabalham em favor da redução dos radicais livres na pele. Com isso, podem prevenir os resultados indesejáveis trazidos pelo envelhecimento. Fora isso, o ácido ferúlico e o ascórbico contribuem para melhorar a firmeza e a elasticidade da pele, bem como são ótimos clareadores de manchas.
Cuidado com o sol
Os ácidos mandélicos e os glicólicos são os mais indicados pelos especialistas no verão, pois são mais fotoestáveis. Ou seja, mesmo com a incidência solar, esses produtos não mudam o pH e, muito menos, a ação em favor da pele devido a ação do astro rei. Neste sentido, eles oferecem um menor risco de causar hiperpigmentação.
Mas é preciso ter cuidado: o ideal é usar o ácido à noite e, durante o dia, aplicar protetor solar, com reaplicação a cada duas horas. Durante as duas primeiras semanas de uso do ácido, a pele jamais deve ser exposta sem o FPS – este também deve ser adequado a cada tipo de pele. É possível aproveitar as vantagens dos ácidos no verão desde que se utilize o protetor solar em sua rotina, sem exceções. Bom verão!